A falta nos move

Father with a toddler boy walking on beach on summer holiday, having fun.

Na concepção social o sujeito está em constante busca da completude, a falta aparece desde o início de seu desenvolvimento e acompanha toda sua existência, logo a busca de satisfação. Nem todos conseguimos descrever a “falta” que existe em nós. Contudo, o que nos motiva a buscar e estar em movimento para adiante é por conta que há algo que nos falta, buscamos o que não temos.

Essa sensação de necessidade de carência foi um ponto de discussão na filosofia, psicologia, psicanálise e literatura, uma vez ou outra que não conseguimos descrever direito o que ela é. Schopenhauer, um filósofo, diz que essa falta é o que nos movimenta durante essa busca, outros teóricos também trazem esse tema como Freud e Lacan em que sempre haverá esta busca por esse “objeto”. Freud traz que devido à “falta”, busca-se a completude, não que a mesma chegará a ser contemplada, mas que existe uma necessidade de ter a falta para buscar algo.

Temos na mitologia que “Zeus” após ser afrontado, decide dividir seres que pretendiam investir contra os deuses, estes por sua vez possuíam forma arredondada, flancos em círculo, quatro orelhas e dois sexos entre outras características, Zeus julgou ter encontrado um recurso para enfraquecê-los e ficarem mais prestativos, seccionar em dois, a partir desta divisão torna-os como os seres atuais, bípedes, eretos e unissexuais.

           Essa separação não impediu que esses seres atuais fossem em busca de sua outra metade, é uma busca daquilo que lhe falta, pois não procuramos algo que já temos, estamos em constante busca da plenitude. O desejo, a mãe de Eros, é a penúria, a falta, os gregos colocavam essa falta como tendo origem em tudo que desejamos. Pois, dessa forma a falta seria o ponto de partida daquilo que nos motiva a buscar pelas coisas: realização pessoal, sonhos, planos e amores. Seja qual for o viés que percebemos a falta, como algo que falta, buscamos preencher essa falta. A falta nos move.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Cadastre-se e seja o primeiro (a) a receber nossos novos materiais.

Categorias

Contatos

Atendimento

Clique no botão abaixo e fale conosco pelo WhatsApp

Copyright © 2022. Psicocolo Drielle Demkio | Todos os direitos reservados